As D cadas e a Moda
NA SOCIEDADE - "Igualdade" na família entre homem e mulher, surge uma mulher com profissão, independente do marido. A mulher se torna mais "livre".
Conduz automóveis, pratica esporte.
NA POLITICA - Igualdade na lei, no emprego, no direito ao voto, e no direito a serem eleitas. Tudo bem que isso era a teoria, na prática não é assim até os dias de hoje.
NA MODA - Saias até o joelho, uso de maquiagens e cabelos curtos. A mulher passa a frequentar clubes noturnos, e a vivenciar e experimentar tudo aquilo que até então era de um universo amplamente masculino.
A DÉCADA DE 30
NA SOCIEDADE - Considerada a pior década do século XX por ter se iniciado com a crise de 29 e terminada com o início da II Guerra Mundial. No Brasil era o momento do declínio de uma classe elitista agrária rural, os Senhores do
Café, e da ascensão da burguesia industrial.
NA POLÍTICA - Com a ascensão do governo de Getúlio Vargas, o operariado passa a receber uma serie de incentivos sociais.
NA MODA - Com a crise de 29 a moda passa a ser mais sóbria, mas não menos elegante. As mulheres passaram a marcar mais as formas do corpo, se despedindo do visual menininha que tanto lembravam as melindrosas da década de 20, cedendo espaço ao exemplo da sofisticação das atrizes e musas hollywoodianas.
A DECADA DE 40
NA SOCIEDADE - O mundo já vivia a II Guerra Mundial, e vivencia também o final da guerra, com o ataque as cidades de Hiroshima e Nagasaki, o historicamente conhecido holocausto.
NA POLÍTICA - Início da Guerra Fria, aumentando as tensões diplomáticas entre EUA e União Soviética. Tem início o Plano Marshall, de recuperação econômica da Europa pós-guerra, como um dos principais objetivos de deter o avanço do comunismo pela Europa.
NA MODA - Com o isolamento da moda de Paris, os americanos começam a inventar sua própria moda. É uma época marcada pela economia de matérias para produção das roupas . As calças compridas passam a ser usadas, assim como vestidos que