As viagens de gulliver
a) Dados do autor: breve biografia, dados de nascimento e morte, envolvimento político (...) que nos auxiliam a compreender a obra, outros livros publicados, etc.
Jonathan Swift nasceu em 30/11/1667, em Dublin, capital da Irlanda. Estudou no Colégio da Trindade (Trinity College), em 1693 doutorou-se em Teologia pela Universidade de Oxford. Em 1725, começou a escrever “As Viagens de Gulliver”. Em 19/10/1745, Jonathan Swift, após um longo período de decadência mental e surdo, morreu em Dublin. Escreveu: História de um tonel (1704) e A batalha dos livros (1704), ambos sátiras em prosa.
b) Contexto histórico em que a obra foi produzida (situação histórica do país onde vivia o autor).
Jonathan Swift, que viveu de 30 de novembro de 1667 até 19 de outubro de 1745, presenciou um clima de rivalidades entre a Inglaterra e a França, e também entre dois partidos políticos presentes na Inglaterra, os conservadores e liberais. A Inglaterra, se preparando para a Revolução Industrial, tinha uma burguesia que via na França um obstáculo à sua maior expansão comercial colonial e marítima. Paralelamente à colonização das colônias inglesas na América do Norte, houve a colonização francesa em terras do Canadá e da Luisiana.
c) Dados a respeito da recepção da obra na época em que foi publicada: edições, críticas, etc.
O livro “As viagens de Gulliver” é um dos clássicos mais importantes da época e é considerado um dos livros mais famosos e inteligentes da literatura universal. Possui muitas edições e na época, surgiu com a pretensão de agredir o mundo, não diverti-lo. Hoje em dia, encontram-se muitas edições destinadas às crianças, o que, por muitos críticos, é considerado errado, já que o livro possui uma enorme crítica à sociedade, que as crianças não entendem. “Se eu tivesse que fazer uma lista de seis livros a serem preservados quando todos os outros fossem destruídos, certamente