As veias fatos históricos abertas da américa latina (fatos históricos)
Veias Abertas da América Latina
Grupo:
Carol Almeida
Leonardo Garrido
Manuela Sampaio
29/03/2012
Salvador, Bahia
Fatos Históricos do Cap. 1 ao Cap. 2 (até “O arco-íris é a rota de retorno a Guiné”)
Grandes Navegações
Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais : descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.
Descobrimento da América
A América, chamada de Novo Mundo, foi descoberta em 1492 pelo navegador italiano Cristóvão Colombo, pensava ter chegado mais ao norte das Índias.
Entre 1492 e 1504, em quatro viagens sob as ordens da Coroa espanhola, Colombo abre caminho para a conquista e a colonização da América.
A expansão marítima é motivada pelo desejo dos reinos europeus, principalmente Portugal e Espanha, de expandir seus domínios territoriais e conquistar rotas alternativas de comércio.
Descobrimento do Brasil
Em 1500 é descoberto o Brasil, que até meados do século XVII foi o maior produtor de açúcar no mundo, sendo assim, um dos principais compradores de escravos. O negocio açucareiro era financiado pelos holandeses, porem ao tentarem invadir o Brasil foram expulsos e partiram para as Antilhas onde refinavam o açúcar.
Lei de Felipe III e Felipe IV
Em 1601, Felipe III ditou regras proibindo o trabalho forçado nas minas a, ao mesmo tempo, enviou instruções secretas, ordenando que continuasse se essa medida afetasse a produção.
Mas em 1631, Felipe IV ordenou que se continuasse com o mesmo sistema, e seu sucessor, Carlos II, tempos depois renovou o decreto.
Santa Inquisição
A Santa Inquisição teve seu início no ano de 1184, em Verona, com o Papa Lúcio III. Era basicamente perseguições aos hereges pelos católicos. seu apogeu da se deu no século XVIII. A Inquisição atuava com a abertura de processos