As variações linguisticas
INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS
PORTUGUÊS VIII
ALEX BARBOSA DA SILVA
ISABELLE PINTO MARTINS DE SOUZA
KARLA CHAGAS DOS SANTOS
LAURA DAVID GARCIA TOLEDO
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA LINGUA PORTUGUESA DO BRASIL
NITERÓI
2011
ALEX BARBOSA DA SILVA
ISABELLE PINTO MARTINS DE SOUZA
KARLA CHAGAS DOS SANTOS
LAURA DAVID GARCIA TOLEDO
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA LINGUA PORTUGUESA DO BRASIL
Este estudo pretende apresentar as variações linguísticas que ocorrem na língua portuguesa falada no Brasil, ressaltando suas características que podem ser observadas nos mais diversos ambientes socioculturais e regionais.
Professor Ronaldo Amorim
NITERÓI
2011
INTRODUÇÃO
O mais forte sinal de identificação de um povo é a sua língua. A língua não é usada de modo homogêneo por todos os seus falantes e, assim sendo, toda língua possui variações linguísticas. "Nenhuma língua permanece a mesma em todo o seu domínio e, ainda num só local, apresenta um sem-número de diferenciações. (...) Mas essas variedades de ordem geográfica, de ordem social e até individual, pois cada um procura utilizar o sistema idiomático da forma que melhor lhe exprime o gosto e o pensamento, não prejudicam a unidade superior da língua, nem a consciência que têm os que a falam diversamente de se servirem de um mesmo instrumento de comunicação, de manifestação e de emoção." (CUNHA, Uma política do idioma).
AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Sobre variação linguística, pode-se dizer que corresponde aos vários falares entre falantes de uma mesma língua. Toda língua natural tem suas variações e está sujeita às eventualidades próprias de tal tipo de objeto. Transforma-se no tempo e se diversifica no espaço. As variações dividem-se em quatro modalidades específicas: histórica, geográfica,