As vantagens e desvantagens do Horário de Verão
A avaliação das vantagens e desvantagens do sistema de hora de verão deve considerar: o consumo de energia; a saúde pública; a agricultura, a proteção do meio ambiente, a segurança rodoviária, as indústrias do turismo e as diversões. Ao contrário do que ocorre no Brasil, o momento da mudança nos relógios na Europa, nos EUA e no Canadá é determinado a partir da uma hora da manhã e não à meia-noite.
Evidentemente, o recuo ou o avanço dos relógios se faz ao se deitar, mas legalmente a sua ocorrência dá-se à uma hora da madrugada, se o avanço ou o atraso for de uma hora, e às duas horas da manhã, se o avanço ou o atraso for de duas horas. Qual é a razão deste procedimento? A razão é simples: ele visa evitar a confusão de dias (por exemplo, domingo à 00h01 se torna domingo à 01h01 no caso do avanço dos relógios; e no caso contrário, ou seja, de avanço, o domingo à 00h01 se torna sábado às 23h01). Em consequência, as datas de nascimento se tornam confusas. Assim a maioridade pode chegar a ocorrer duas vezes (uma primeira vez antes ou depois da mudança de hora).
Outro problema sério é o término dos seguros, causando confusão por ocasião da reposição dos danos ou prejuízos. Se por um lado, a mudança de madrugada incomoda menos as pessoas, por outro lado ela atinge economicamente um grupo de pessoas que trabalha durante a noite. Ao adiantar o relógio, o operário noturno vai trabalhar uma hora menos; ao contrário, ao atrasar o relógio ele ira trabalhar uma hora a mais em sua jornada de trabalho noturno. Se for um mesmo trabalhador as horas serão compensadas, mas no caso de serem diferentes um vai levar vantagem e o outro não.
O sistema atualmente em vigor provoca dois grandes principais inconvenientes. O primeiro é a cronorruptura (isto é, o fluir do tempo é perturbado duas vezes por ano), provoca perturbações no sono, no apetite, na capacidade de trabalho, no humor, especialmente, na primavera; afeta, sobretudo as