As vantagens e as relevancias do mercado de seguros no Brasil
O mercado dos seguros existe para suprir a necessidade dos usuários em geral, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas, de se apegar em algo para se proteger das perdas e danos de seus bens, sejam eles bem móveis ou imóveis. Possibilitando ao proprietário do bem o ressarcimento do prejuízo do bem ou coisa assegurada.
O seguro é adquirido através de uma apólice que gera ônus e bônus às duas partes. Essa apólice consiste em um pagamento adiantado, por parte do assegurado, representando uma parte do valor do bem. Pagamento esse chamado prêmio. A apólice é um contrato, cujas cláusulas preconizam sobre o valor assegurado, tempo de vigência, área de abrangência e demais questões pertinentes.
Todo esse processo é feito por uma seguradora que, segundo Eduardo Fortuna (2005), pode ser definida como uma administradora de um grande número de interesses que compõem a massa de segurados, devendo, assim, gerir de forma racional a aceitação de riscos cujos limites são difundidos pela Susep.
A corretora de seguros é a instituição que intermedia a relação entre as seguradoras e o segurado, não há outra maneira de contratar um seguro se não for através de uma corretora de seguros.
O presente projeto pretende analisar as vantagens que esse produto traz as pessoas que o contratam e o aumento da procura pelos seguros em suas variadas formas. Como ele foi evoluindo com o passar do tempo, e como as pessoas estão a aderindo esse produto.
1.2 Pergunta problema
O seguro surgiu a partir da necessidade das pessoas de ter seus bens assegurados perante qualquer dano, seja ele de origem acidental ou não. Diante disso, quais as vantagens que o seguro traz as pessoas que contratam este produto, e o quanto ele vem evoluindo com o tempo?
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Explicar a relevância e vantagens deste produto para os usuários que o contrata.
2.2 Objetivos específicos
a) Demonstrar para os usuários a importância do seguro em suas variadas formas;