As vanguardas
Ana Caroline
Carlos Henrique
As Vanguardas Europeias
Sumaré 2013
Trabalho realizado pelos alunos Carlos Henrique F. dos Santos Nº07 e Ana Caroline Nº04 - Turma 3ºB. Com exigência da escola E.E. Antônio do Vale Sobrinho, elaborado na disciplina de Português com a supervisão do professor Clemilson.
Sumaré 2013
As vanguardas
Contexto histórico:
Europa (duas primeiras décadas do século) - Crise do capitalismo e nascimento da democracia de massas. A burguesia conscientiza-se do perigo que a revolução socialista representa para ela. A Revolução Científica, que rompeu barreiras do tempo e do espaço, produz um estado geral de euforia e crença no progresso.
Surgem, no início do século, os seguintes inventos: o telégrafo, o automóvel, a lâmpada elétrica, o telefone, o cinema, o avião. A máquina se faz presente em todos os momentos da vida e as preocupações fundamentais eram viver confortavelmente e aproveitar o presente. “Belle époque” foi o nome dado a esse início do século XX.
No fim do século 19, o ideal de retratar a natureza do modo mais perfeito possível foi repentinamente deixado de lado. Contra modelos e conceitos valorizados desde o Renascimento, os artistas passaram a criar retratos subjetivos e multifacetados da realidade. Essa busca por novas formas de expressão mudou para sempre o significado e a função da arte na história.
1874 - Impressionismo
O ciclo da arte moderna começa em abril desse ano, quando jovens de Paris usam um estúdio fotográfico para mostrar sua arte. Monet, Renoir e Cézanne pintam a fugacidade da realidade pela luz, como Impressão: Nascer do Sol, de Monet.
1880 - Art Noveau
A arquitetura, a pintura e a escultura sofrem o efeito da industrialização e das descobertas científicas do século 19. Obras