As Vanguardas
1. O que foram as vanguardas europeias?
As vanguardas europeias foram os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os quais iniciaram um tempo de ruptura com as estéticas precedentes, tal como o Simbolismo.
A palavra vanguarda deriva da correspondente francesa avant-garde que significa grupos ou correntes que apresentam propostas ou práticas novas.
A Vanguardas estão associadas a uma ou mais tendências que num determinado período histórico rompem o estilo vigente da época.
As pessoas rompem com o período atual, como se elas estivessem a frente do seu tempo, captando ideias do futuro. Geralmente são incompreendidas e sua arte provoca escândalo e choca os padrões do momento.
2. Contexto histórico
Grandes inovações apareceram no final do séc. XIX e começo do séc. XX, tais como: telégrafo, automóvel, televisão, lâmpada, avião, cinema, telefone, rádio e outros - modificando completamente o modo de viver das pessoas. Esse novo modo de vida ficou conhecido como a Belle époque. O essencial era viver com conforto. Os ricos iam na frente e os operários um pouco atrás. Então surge assim o capitalismo imperialista e as primeiras potências mundiais: Inglaterra, França e Alemanha. Houve muitos choques entre os proprietários e a burguesia. Os choques foram tantos que acabou gerando a I guerra mundial na Europa que durou de 1914 a 1918. Este grande conflito abriu o olho de muitos países que passaram a questionar os valores políticos. A classe operária assume o poder pela primeira vez, então acontece a Revolução Russa em 1917. As ideias de Marx e Engels passaram a ser praticadas, provocando pavor na classe dominante. Terminada a I guerra, houve uma decadência européia e os EUA, aparecem como uma potência emergente.
3. Manifestações Artísticas
Futurismo: O Futurismo foi um movimento lançado em 1909 em Paris no manifesto assinado pelo escritor italiano Filipo Tommaso Marinetti. Foram 30