as três leis de newton
Primeira lei de Newton: INÉRCIA
“Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele.“
Este princípio indica que a velocidade vetorial de um ponto material, não varia se o ponto estiver em repouso permanece em repouso e, se estiver em movimento, permanece com velocidade constante realizando movimento retilíneo e uniforme na prática não é possível obter um ponto material livre de ação de forças. No entanto, se o ponto material estiver sujeito a nenhuma força que atue sobre ele, estará em repouso ou descreverá movimento retilíneo e uniforme. A existência de forças, não equilibradas, produz variação da velocidade do ponto material.
A tendência que um corpo possui de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, quando livre de ação de forças ou sujeito a forças cuja resultante é nula, é interpretada como uma propriedade que os corpos possuem denominada inércia.
Quanto maior a massa de um corpo maior a sua inércia, isto é, maior a sua tendência em permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Portanto, a massa é a constante característica do corpo que mede a sua inércia.
Um corpo em repouso tende, por sua inércia, a permanecer em repouso. Um corpo em movimento tende, por sua inércia, a permanecer constante sua velocidade.
Exemplo: Um foguete no espaço pode se movimentar sem o auxilio dos propulsores apenas por inércia. Quando os propulsores do foguete são desligados ele continua seu movimento em linha reta e com velocidade constante.
Exemplo: Uma pessoa em um ônibus, o ônibus acelera, a pessoa vai para trás. Se ele freia a pessoa vai para frente apenas por inércia, um corpo em repouso tende a permanecer em repouso.
Exemplo: Uma pessoa andando a cavalo o, cavalo empaca, o corpo vai para frente, isto porque pela lei da inércia um