As três formas de representação algorítmica
As três formas de representação algorítmica
Rio Branco
2014
União Educacional do Norte – UNINORTE
As três formas de representação algorítmica
Introdução
O trabalho mostra as três principais formas de representação algorítmicas narrativa, o fluxograma e o pseudocódigo (ou portugol). Explicando também as principais vantagens e desvantagens e apontando exemplos.
Descrição narrativa
Nessa forma de representação, analisamos o enunciado do problema e simplesmente descrevemos a sequência de passo como, por exemplo, o passo a passo de uma preparação de bife.
1. Limpar a peça de carne
2. Fatiar a carne em bifes
3. Colocar farinha de rosca em um prato
4. Juntar 2 ovos e mexer
5. Repetir, para cada bife 5.1) passar o bife na mistura de farinha, nos 2 lados 5.2) levar bife à frigideira até dourar 5.3) aguardar dourar, virando ambas as faces 5.4) retirar o bife colocando em papel toalha para secar 5.5) retirar do papel toalha e juntar numa travessa
6. Decorar a travessa com folhas de alface
7. Servir
Vantagens: não precisa aprender nenhum conceito novo, pois temos domínio da língua.
Desvantagens: a língua pode ser interpretada de diferentes maneiras. Em comparação com uma linguagem de programação a linguagem natural é abstrata, imprecisa e pouco confiável. Isso poderia trazer problemas na hora de transcrever o algoritmo para o programa (em linguagem de programação).
Fluxograma
Nessa forma escrevemos utilizando símbolos gráficos predefinidos enfatizando passos individuais e suas interconexões.
Vantagem: É mais fácil entender um conteúdo descrito de forma gráfica de que um descrito textualmente. Além disso, os fluxogramas obedecem a um padrão mundial quanto à simbologia.
Desvantagens: Não podem ser suficiente