AS TREZE COLÔNIAS E A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS
AS TREZE COLÔNIAS E A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS
Palmas, 2014.
Ingleses na América
Repulsão e atração
Ficaram conhecidos como, pais peregrinos, o primeiro grupo de ingleses que chegaram à América pra iniciar a colonização sistemática, eles eram puritanos e fugiam das perseguições religiosas daquela época. Eles não foram os primeiros ingleses a viver no nosso continente, mas geralmente são celebrados como fundadores da nova colônia. Esse grupo era formado por 102 pessoas que buscavam a vida num cenário de maior liberdade religiosa e de melhores possibilidades de enriquecimento.
Esses pioneiros viam a Europa como um lugar decadente, a Inglaterra, por exemplo, se mostrava um país perigoso, onde crenças religiosas eram desrespeitadas, as chances de emprego diminuíam, a população aumentava rapidamente e com isso as cidades também aumentavam, assim diminuíam-se os campos ingleses.
Puritanos e anglicanos discordavam desde os primeiros tempos das reformas, nessas discussões se envolviam questões políticas e econômicas, debates sobre o papel da igreja e a forma como cada um deveria se portar na busca da salvação. Os puritanos eram frequentemente perseguidos por anglicanos e outros protestantes, e por se sentirem ‘’rejeitados’’ num país que eles acreditavam estar em decadência, alguns deles optaram pela fuga para a América.
Eleitos de Deus
Muitos dos que queriam sair da Inglaterra nem sempre tinham condições de bancar suas passagens, além disso, a Coroa inglesa não tinha recursos para promover a travessia. Então, em 1606, o rei Jaime I autorizou dois grupos de mercadores a constituir companhias de comércio para explorar o tráfego em direção ao continente.
As treze colônias
A chegada do Mayflower representou a consolidação do modelo de colonização e o início da ocupação regular na América do Norte. Os pais peregrinos fundaram Plymouth, em 1620, origem da futura colônia de Massachusetts. Novos núcleos de