as tres leis da termodinamica
O indianismo foi uma das representações mais claras do Romantismo no Brasil, se podendo ver inúmeras características românticas na trilogia de Alencar, como a cor local (descrição dos costumes e da vida de um país), e mitos muito usados na escola europeia, como a do “bom selvagem” de Rousseau. Há quem diga que o mito já estava pronto na mata brasileira, na pureza dos índios.
Enredo
Iracema conta a triste história de uma índia que se apaixona por um guerreiro branco, pautando uma perfeita alegoria sobre o processo de invasão e colonização brasileira. A personagem Iracema é a chamada heroína idealizada (ou heroína romântica). Filha de um pajé, é virgem, bela e pura. Iracema é muitas vezes comparada à exuberante natureza brasileira. Na verdade, Iracema sempre é posta acima dessa natureza.
A obra, narrada em terceira pessoa, teve um papel importantíssimo na concretização do Índio como personagem da literatura brasileira. O romance desenvolvido entre Iracema e Martin acontece simultaneamente à guerra, e os personagens são dominados pela característica romântica de ter a emoção acima da razão.
Iracema exerce influência total na arte nacional produzida até hoje, e além de ser considerada uma das obras mais importantes de nossa história, é referência obrigatória em estudos para vestibular e em faculdades de literatura. São inúmeras as referências atuais existentes ao livro, como a música de Chico Buarque Iracema da América (Iracema voou, para a América.. Leva roupa de lã, e anda lépida…) e a música A índia e o traficante, de Eduardo Dusek (Noite malandra, um luar de espelho, No meio da