as tranças de bintou
1. INTRODUÇÃO
O seguinte texto abordará a importância da interdisciplinaridade na educação infantil, tendo como base o texto Uma abordagem integrada da aprendizagem, Harlan. JP. Rivkin,S.M, e o livro infantil As Tranças de Bintou escrito por Sylviane A. Diouf. O mesmo estabelecerá relação bastante significativa entre os dois conteúdos.
DESENVOLVIMENTO
2. SÍNTESE REFLEXIVA
O meio em que a criança está inserida e as experiências vivenciadas no seu dia a dia podem influenciar diferentes estilos de aprendizagem. Cada criança aprende de acordo com o seu estilo pessoal de aprendizagem, o qual pode variar de criança para criança. A bagagem cultural que a criança traz consigo deve ser explorada, pois quando articulado ajudam na promoção do desenvolvimento integral das mesmas. Sendo assim, os conhecimentos prévios que elas trazem de casa podem ser muito valiosos.
O texto Uma abordagem integrada da aprendizagem, Harlan. JP. Rivkin,S.M, nos mostra que a aprendizagem deve ser interdisciplinar, os alunos precisam de uma variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem. Ao associarmos experiências científicas nas diferentes áreas da educação estamos colaborando para que as crianças aprendam de formas diversificadas, e desenvolvam seus talentos intelectuais com mais prazer.
Nós como educadores e futuros educadores devemos ter consciência que as disciplinas formam elo e que devemos fazer as conexões entre o conceito e as atividades proposta, de modo em que as disciplinas possam interagir em prol do conhecimento e assim contribuírem para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Como consta no texto, existem inúmeras formas de ensinar, utilizando experiências diferentes, com crianças diferentes em cada área da