As transformações da era da industrialização para a era da informação
Campus Barueri
Faculdade de Economia e Administração
Curso de Ciências Econômicas com ênfase em Comércio Internacional
DAERCIO VINICIUS BARROS VIEIRA
PROJETO DE MONOGRAFIA
A TRANSIÇÃO DA ERA INDUSTRIAL PARA A ERA DA INFORMAÇÃO
BARUERI-SP
NOVEMBRO/2011
DAERCIO VINICIUS BARROS VIEIRA
A TRANSIÇÃO DA ERA INDUSTRIAL PARA A ERA DA INFORMAÇÃO
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Ciências Econômicas com ênfase em Comércio Internacional à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, como requisito para elaboração da monografia de conclusão de curso.
BARUERI-SP
NOVEMBRO/2011
SUMÁRIO
Apresentação 4 Objetivo 4 Justificativa 4 Objeto 5 Problema 5 Hipótese básica 6 Metodologia 8 Cronograma 9 Referências 10
Apresentação
Segundo Peter Drucker (2000), “... a Era do Conhecimento está emergindo e, diferentemente da Era Industrial, nesta nova sociedade a criação e o gerenciamento do conhecimento serão fatores decisivos no ambiente competitivo”. O conhecimento na Era da Informação passou a ser não apenas um meio adicional de produção, mas o meio dominante. Na medida em que ele se faz presente é possível reduzir a participação de todos os outros meios do processo de produção. A informação se tornou o substituto último de todos os outros meios de produção. A transição da Era da Industrialização para a Era da Informação trata-se de uma mudança de paradigmas, onde se abandona a lógica da produção centrada apenas na relação capital-trabalho. A nova lógica se pauta na Informação, que supõe uma relação desterritorializada possibilitada pela globalização e desenvolvimento da tecnologia.
Objetivo
Este trabalho tem como objetivo fazer um ensaio sobre a sociedade pós-moderna e suas implicações para a economia, como a adição de um quarto fator de produção, a informação/conhecimento.
Justificativa
A história nos mostrou que a maioria das verdadeiras e perenes