As tecnicas discurssivas
As transformações educacionais surgem de forma crescente, a globalização como responsável pela relação entre diversos avanços tecnológico, não deixa de colocar novas técnicas nas diversas áreas.
Nas organizações escolares essa transformação passa a existir como suporte para interagir escola e sociedade. A psicopedagogia como ferramenta de aprendizagem usando o diagnósticos como base para identificar possíveis falhas do aprendizado, tem grande relevância na área de gestão por tratar de uma visão voltada para o ser.
Diante disso, a capacitação e apoio aos empregados usando os métodos educacionais, tendem a melhorar a partição no trabalho e nas relações sociais. Naturalmente, colocar o homem como ser capaz de produzir elementos que possibilita o desenvolvimento social/educacional, assegura as possibilidades de um bom desempenho profissional.
Diante dessas necessidades o processo educativo engloba variáveis que engrandece o homem dentro do seu meio, colocando as ferramentas educativas que proporcionará uma relação educacional relativa as suas necessidades.
A Psicopedagogia vem atuando nas diversas Instituições, sejam escolas, hospitais e empresas.
O papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Propõe e ajuda o desenvolvimento dos projetos favoráveis a mudanças.
A aprendizagem deve ser olhada como a atividade de indivíduos ou grupos humanos, que mediante a incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências, promovem modificações estáveis na personalidade e na dinâmica grupal.
O Psicopedagogo Institucional faz sua intervenção partindo da história da organização e características próprias. As mudanças que vão ocorrendo nos subsistemas de uma instituição determinam o estado atual em que se encontram e não as características dos elementos dos quais se partiu.