As sestas nas organizações proporcionam mais qualidade de vida no trabalho
A sesta é o hábito de dormir alguns minutos durante o dia, geralmente após o almoço, proporcionando melhoria no físico e mental das pessoas.
Algumas empresas adotaram essa prática como uma medida para motivar os colaboradores e proporcionar vantagens para a organização.
Este artigo vem defender que a prática da sesta apesar de não ser vista com bons olhos pela cultura brasileira organizacional, proporciona mais qualidade de vida no trabalho aos colaboradores e vantagens para a empresa.
1. INTRODUÇÃO
A sesta significa um pequeno descanso, cochilada ou pausa, geralmente após o almoço.
Essa prática é um costume romano onde se trabalhava no período da manhã, apreciava a refeição e em seguida tinha-se uma pausa de descanso (cochilo), conhecida como “sesta”. O nome originou-se devido ser por volta da sexta hora do dia romano, que era iniciada às seis horas da manhã.
Essa cultura foi bastante tradicional na Europa, principalmente na Espanha, era natural após o almoço o comércio fechar por algumas horas para uma soneca. Essa teoria sustenta que um pequeno descanso fortalece o organismo e proporciona o bem estar.
Apesar de ainda ser vista por algumas culturas como preguiça, o hábito da sesta está sendo implanta aos poucos nas empresas brasileiras.
As empresas estão cada vez mais investindo em qualidade de vida nas empresas.
2. ESTUDOS E AS VANTAGENS DA SESTA
Pensando em qualidade de vida e melhorar o desempenho dos funcionários, a empresa farmacêutica Novo Nordisk adotou a prática da sesta para os seus colaboradores, criando uma sala com almofadas, pufes e futtons. (conforme reportagem da revista Veja – outubro/2010).
Essa prática da soneca é
3. CONCLUSÃO
Nos dias de hoje a gestão de pessoas é o ponto fundamental de qualquer grupo, para uma empresa ter sucesso não é necessário somente um bom planejamento,
BIBLIOGRAFIA
Reportagem