As Responsabilidades Do Farmac Utico Na Farm Cia
Ainda hoje encontro pessoas que têm dúvidas sobre qual a função do farmacêutico na farmácia, desconhecem este profissional que em muitos países fazem a diferença entre uma saúde de qualidade a população. Há atividades específicas e burocráticas, todas muito importantes a oferta de qualidade dos produtos comercializados nestes estabelecimentos. Uma das principais atividades de um farmacêutico em uma farmácia é a orientação ao usuário sobre o uso do medicamento adquirido ou recebido. Nenhuma pessoa deve sair da farmácia com dúvidas de como utilizar corretamente o medicamento. Porque? Como? Quanto? e Quando? utilizar o medicamento prescrito, são perguntas básicas que todos tem que ter respondida com 100% de fidelidade.
Interações entre medicamentos e alimentos, atividades físicas e cuidados na exposição ao sol (alguns medicamentos causam fotosensibilidade), também fazem parte das dúvidas que podem surgir e que têm que ser respondidas pelo farmacêutico.
Na área burocrática, o farmacêutico é a “primeira instância” da vigilância sanitária dentro da farmácia, ele é responsável por tudo que é comercializado, respondendo solidariamente com o proprietário em caso de infrações.
O farmacêutico é o profissional que tem que estar atento ao estoque, para não comercializar medicamentos fora do prazo de validade ou produtos sem registro nos órgãos competentes. É o responsável pela qualidade, a procedência e a dispensação de todo medicamento adquirido pela farmácia.
É o profissional que dá a garantia do usuário de medicamentos de que os produtos vendidos naquele estabelecimento têm qualidade garantida, e se falhar nesta função, pode responder com sanções gravíssimas.
Para se ter uma idéia desta responsabilidade, se a farmácia estiver nos seus estoques um único produto sem registro nos órgãos competentes, como a Anvisa ou Ministério da Agricultura, para alimentos, o farmacêutico e o proprietário da farmácia podem ser