As relações étnico raciais
Curso: Administração - Aluna: Keydy Nadalini –
A palestra nos mostra em âmbito geral que a sociedade é constituída por diferentes grupos étnico-raciais e sua história é marcada por desigualdades e discriminações. Todos os povos têm suas diferenças e uns são estranhos aos olhos dos outros, pois crescemos em uma sociedade racista e preconceituosa e não tem por onde melhorar, pois o respeito não é mutuo e quem quer respeito o mesmo se dá.
O Brasil é o país da diversidade, aprendemos no decorrer da vida a nos estabelecer na sociedade e assim construímos nossas identidades, apreendemos a compartilhar nossos valores nos princípios que defendemos. No entanto, passamos uma imagem que o brasileiro é caloroso que trata todos com igualdade e que conseguimos conviver com todas as diferenças, e a verdade é que geramos em todos os povos e grupos o sentimento de não pertencer à sociedade, um grande exemplo são os negros que tem cotas para ingressar a graduação, país esse que se mostra tão evoluído em vários aspectos e que se oculta.
A verdade é que vivemos em uma sociedade monocultural, gerações passam e não conseguimos ensinar aos nossos descendentes que não importam: etnia, cultura, religião, classe social, posição política, sexo etc., somos seres humanos e necessitamos dar e receber respeito e para superar a isso tudo, precisamos extinguir o preconceito.
Acredito que consegui compreender o que o professor Silvino dissertou em sua palestra, alertar a sociedade a parar, pensar e agir diante da diversidade para prevalecer a vida dos que virão, igualdade, liberdade, observação e capacidade de entendimento. Avaliar as pessoas como um todo e agrega-las para que os grupos possam se interpessoalizar e assim todos viver em