As Relações Internacionais de 1918 a 1939
Título: As Relações Internacionais de 1918 a 1939
Autor: Pierre Milza
Disciplina: Crises Históricas do século XX
Docente: João Paulo Avelãs Nunes
Realizado por: Miguel Mesquita da Silva
Título: As Relações Internacionais desde 1918 a 1939
Edição: Edições 70, 2007
Este livro é sobretudo, no entanto não só, em forma de relato do que foram e como foram as relações entre os países vencedores e vencidos da I Guerra Mundial e com o resto do Mundo durante o período entre as guerras.
Quem nos concede este livro é Pierre Milza que nasceu a 16 de Abril de 1932 e tornou-se num historiador republicano especialista no fascismo e na história das relações internacionais. Da sua carreira enaltece o facto de ser professor no Instituto de Estudos Políticos de Paris onde lecciona a disciplina de História das Relações Internacionais do século XX e director do centro de estudos da Europa do século XX da Fundação Francesa de Ciências Políticas.
Assim como é autor de variadíssimos livros, sobre o fascismo, as relações internacionais, Itália e os problemas de imigração, dos quais faço referência ao livro “As Relações Internacionais de 1918 a 1939”.
O próprio título da livro demonstra que o conteúdo da obra incide sobre os anos que se seguem depois da I Guerra Mundial e dos que ao mesmo tempo antecederam à II Guerra Mundial, período, pelo qual foi marcado por crises económicas, políticas e sociais em vários países e de que é de extrema importância para se compreender a História Mundial dos anos seguintes (II Guerra Mundial), sendo este livro bastante benéfico e proveitoso para quem desejar aprofundar os seus conhecimentos entre os anos das Guerras Mundiais.
Mas se é importante adquirir conhecimentos sobre o período de 1918 a 1939, também é indispensável conhecer a história da I Guerra Mundial, para o leitor melhor se contextualizar durante a leitura do livro. Por exemplo na Europa a “Grande Guerra” deixou