As Regras do Método Sociológico (Fichamento normal)
Curso: Pedagogia (1ª Período)
Turno: Noturno
Aluno: Bruno Anderson Freitas Marques
Atividade: Fichamento do texto 02 (As Regras do Método Sociológico – Émile Durkheim)
Data: 25/02/14
- Se eu fosse industrial, nada me proíbe de trabalhar processos e métodos do século passado, mas, se o fizer, arruinar-me-ei por certo. (p. 33).
- Sabe-se, aliás, que nem toda obrigação social exclui necessariamente a personalidade individual. (p. 33).
- Porem, como os exemplos que acabamos de citar (regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, etc.) consistem todos em crenças e em praticas construídas, poder-se-ia acreditar, em conformidade com o que procede, que só há fatos sociais onde houver organização definida. (p. 34).
- É por isso que os indivíduos perfeitamente inofensivos na sua maioria podem, quando reunidos em multidão, deixar-se arrastar e cometer atrocidades. (p. 34).
- A educação ter justamente o objetivo fazer o ser social. (p. 35).
- É um estado do grupo que se repete nos indivíduos porque se impõe a eles; está em cada parte porque está no todo, e não no todo por estar nas partes. Isto é sobretudo evidente nas crenças e nas praticas que nos são transmitidas já feitas pelas gerações anteriores; recebemo-las e adoramo-las porque, sendo ao mesmo tempo uma obra coletiva e uma obra secular, estão, investidas de uma particular autoridade que a educação nos ensinou a respeitar. (p. 37).
- Em fato social reconhece-se pelo poder de coerção externa que exerce ou o suscetível de exercer sobre os indivíduos; e a presença desse poder se reconhece, por sua vez, pela existência de uma sanção determinada ou pela resistência que o fato opõe a qualquer iniciativa individual que tende a violá-lo. (p. 37).
- Se a população se aglomera nas nossas cidades em vez de se dispersar pelos campos é porque há uma corrente de opinião, um impulso coletivo que impõe aos indivíduos esta concentração. (p. 39).
- fato social é toda maneira de