As redes sociais
Alexsandra de Souza Coelho
Bruno Antônio da Cunha Lima
Claudia Eliane Caetano
Leonardo Augusto Duval
Luciana Alves Pereira
__________________________________________________________________
Resumo: O presente artigo tem como objetivo relacionar a experiência de Hawthorne, que possibilitou a transição do foco das organizações, de estruturas e processos, para ocupar-se das pessoas e suas relações no mundo organizacional, e o uso das redes sociais no local de trabalho como ferramenta motivadora de desempenho. Sendo assim, podemos compreender que, com as novas tecnologias, o trabalhador busca ficar conectado o tempo todo, dessa forma, as redes sociais são consideradas na contemporaneidade, como indispensável por grande maioria das pessoas. As empresas buscam atender esse apelo dos profissionais oferecendo a eles esse acesso às redes sociais e com isso esperam que os mesmos sejam motivados e produzam mais.
Palavras chaves: motivação, organizações, redes sociais e experiência de Hawthorne.
__________________________________________________________________
Introdução
Com o advento da tecnologia na modernidade, a forma das pessoas se relacionarem socialmente mudou muito, em consequência mudou também a forma de trabalhar e com ela a forma de produzir. Nesse contexto, as empresas buscam motivar seus funcionários oferecendo a eles diversas formas de benefícios e é através desses benefícios, as empresas buscam também, atingir suas metas.
De acordo com pesquisas Maslow contribui com sua teoria e com isso outros estudiosos (Herzberg, 1959; McGregor, 1960; McClelland, 1961; Alderfer, 1969; Steers & Porter, 1983, entre outros) continuam avançando neste assunto que tanto agrega para as empresas, já que busca-se na atualidade um trabalhador motivado, e com isso um trabalhador que produza mais. (Pérez-Ramos, 1987)
As pesquisas indicam que funcionários motivados trabalham mais satisfeitos e engajados em suas