As Queimadas E A Dispers O De Sementes Em Esp Cies Anemoc Ricas
956 palavras
4 páginas
As queimadas e a dispersão de sementes em espécies anemocóricasTrabalho apresentado pela aluna
Carina Zanco Pereira para avaliação na disciplina de Incêndios Florestais
Ministrada pelo Profº. José Aldo A. Pereira, na Universidade Federal de Lavras.
UFLA
2014
_____________________________________________________________________________
INTRODUÇÃO
A dispersão de sementes é o fase mais importante na biologia de uma planta, é ela quem determina onde os indivíduos irão sobreviver ou morrer dependendo das circunstâncias onde as sementes serão depositadas.
Espécies anemocóricas são aquelas em que os diásporos são adaptados para dispersão pelo vento e, geralmente essas espécies prevalecem em florestas secas. O fluxo de sementes num hábitat é o principal determinante do potencial de estabelecimento de dada população em um determinado local.
De acordo com MORELLATO e LEITÃO-FILHO, (1992)Nessa perspectiva, as espécies anemocóricas, por não estarem sujeitas à competição por agentes dispersores na época de produção e dispersão de seus frutos, apresentariam maior sincronia com condições abióticas. Em plantas anemocóricas, a baixa precipitação e a queda de folhas de muitas espécies na estação seca, seu caráter decíduo ou semidecíduo e sua posição na estratificação, somados aos ventos, em geral mais fortes nesse período, propiciariam melhor dispersão dos diásporos (MORELLATO et al., 1989).
Em plantas anemocóricas, a baixa precipitação e a queda de folhas de muitas espécies na estação seca, seu caráter decíduo ou semidecíduo e sua posição na estratificação, somados aos ventos, em geral mais fortes nesse período, propiciariam melhor dispersão dos diásporos (MORELLATO et al., 1989).
Na estação seca, as gramíneas, em sua maioria, estão inativas e a maior parte de sua biomassa aérea seca morre favorecendo a ocorrência de incêndios (Klink & Solbrig, 1996). Durante a época seca as queimadas podem resultar em mudanças mais significativas na estrutura e