As quatro principais diferenças entre windows e linux
A explicação é bem clara, com o Windows é necessário um bom dinheiro (apesar de estar mais barato hoje em dia) para comprar o sistema operacional, já com o Linux você é livre, baixando ele até pela internet, e ainda por cima pode-se instalar quantas vezes quiser em cada computador de uma tal empresa, já o Windows é limitado dependendo da quantidade de licença que tive tiver sobre o produto.
2. O Linux é um sistema aberto, podendo conhecer todo código fonte, já o Windows é um sistema fechado;
No Linux, todos os usuários podem acessar (e alterar) o código do kernel do sistema. No Windows não é possível.
3. Windows tem suporte completo de hardware. Linux tem suporte parcial.
Anos atrás, se você pretendia instalar Linux, você teria que escolher todo o equipamento do seu computador, ou não teria uma instalação 100% correta. Hoje esta teoria praticamente acabou. Porém, ainda existem algumas exceções, mas elas são cada vez mais raras, hoje em dia supõe-se que esta teoria se cai por terra há cada 6 meses. Com o Windows, você sabe que cada parte do hardware irá funcionar no seu sistema. Claro, há uns e outros que, eventualmente, terá mais tempo na busca de drivers que você não possua no CD/DVD de instalação. Porém a chance de obter sucesso em relação ao suporte de hardware continua sendo maior para o Windows, do que pelo o Linux, isso em geral, pois em alguns casos o Linux já bate de frente com o Windows.
4. O Windows é mais disseminado. Se bem que o Linux está aumentando seu percentual de uso a cada ano que se passa, mas ainda é distante do Windows.
Linux há cada 6 meses (graças ao Ubuntu também) está deixando o Linux cada vez mais disseminado, principalmente pelo fato de estar cada vez mais fácil de ser utilizável, com programas ótimos já recém-instalados e também com “Central de Programas” embutido nele. Porém o Windows ainda ganha nesse quesito com a disseminação maior ao redor do mundo, entretanto há