As Quatro Fase Do Capitalismo
O capital é um dos fatores de produção utilizados na produção de bens e serviços. Ele pode ser classificado em capital físico, capital humano e capital financeiro.
O capital físico é o estoque de ferramentas, equipamentos, maquinário, prédios e outras instalações que as empresas utilizam para produzir bens e serviços. O capital físico também inclui os estoques de matéria-prima e bens acabados e semi-acabados que a empresa mantém.
O capital humano é o conhecimento e as habilidades que as pessoas acumulam por meio de educação, treinamento e experiência profissional. Permite maior produtividade no trabalho e avanços tecnológicos.
O capital financeiro é formado pelo dinheiro, ações e títulos. Exerce um importante papel ao permitir que as empresas tomem empréstimos para comprar capital. [Mas o capital financeiro não é utilizado para produzir bens e serviços. Como não é um recurso produtivo, ele não é capital.]
2.2.1 Evolução do Capitalismo
O capitalismo é um sistema econômico e social caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção e pela livre iniciativa e concorrência entre os indivíduos e as empresas. O capitalista é o proprietário do capital, que pode ser emprestado ou empregado diretamente na produção de bens e serviços.
O sistema capitalista apresentou grande dinamismo ao longo de sua história. Com o tempo, sobrepôs-se a outras formas de produção, até se tornar hegemônico, o que ocorreu em sua fase industrial. Considerando seu processo de desenvolvimento, costuma-se dividir o capitalismo em quatro fases:
1ª Fase: Capitalismo Comercial (fim do século XV até a primeira metade do século XVIII)
Substituindo o Feudalismo, a primeira etapa do capitalismo foi marcada pela expansão marítima das potências da Europa Ocidental da época (Grandes Navegações), em busca de novas rotas de comércio, sobretudo para as Índias. O objetivo dessas nações era acabar com o monopólio das cidades