AS QUATRO DIMENSÕES DA PRODUÇÃO
1. Dimensão volume– tem implicação importante na maneira como a produção é organizada. A primeira coisa que se percebe é o grau de repetição das tarefas que as pessoas estão fazendo a sistematização do trabalho. Quando se tem uma produção padronizada, é possível adquirir maior automação no processo. Quando temos maior variedade mediante o volume, a padronização é menor.
2. Dimensão variedade – a variedade está associada à parte produtiva definida como mix de produção. Trata-se da definição dos serviços ou produtos oferecidos pela produção. Mostra o quanto uma empresa é flexível mediante as exigências do mercado.
3. Dimensão variação – trata-se da definição da previsão da demanda existente dentro de uma organização. Nem sempre as empresas trabalham dentro de uma estabilidade dentro do mercado. É visto que a maioria dos produtos industrializados trabalha com períodos sazonais e por isso as empresas devem estar preparadas para trabalhar estas “falhas” dentro da carteira de pedidos. Uma solução é o trabalho com itens pré-acabados, acabados, e o desenvolvimento de kanban.
4. Dimensão visibilidade –significa quanto das atividades de uma operação é percebido pelo consumidor, ou quanto da operação é exposto aos consumidores. Geralmente, as operações de processamento de consumidores estão mais expostas aos clientes do que as operações de processamento de materiais.
Estratégia da produção
Decisões estratégicas geralmente significam as decisões que:
Tem efeito abrangente na organização à qual a estratégia se refere;
Definem a posição da organização relativamente a seu ambiente;
Aproximam a organização de seus objetivos de longo prazo.
Mas estratégia é mais do que uma só decisão. É o padrão global de decisões e ações que influencia a direção de longo prazo de uma organização. A estratégia da produção diz respeito ao padrão de decisões e ações estratégicas que define o papel, os objetivos e as atividades da produção.
A