As práticas de leitura e escrita de alunos de um 2· ano de ensino médio
Resenhado por Crislaine Silva dos Santos
O artigo mostra resultados de uma pesquisa que teve como objetivo apresentar as praticas de leitura e da escrita vivenciadas por jovens de um 2° ano do Ensino Médio em seu dia a dia e as relações de tais práticas com as vivenciadas nas aulas de língua portuguesa, na escola.
O texto divide-se em oito partes: a primeira, “O trabalho com a língua portuguesa no ensino médio”. O professor lança mão de dos conhecimentos linguístico que o aluno já possui, e propõe investigações sobre aspectos específicos da língua a serem trabalhados, contribuindo, assim, para a ampliação dos conhecimentos que o aluno tem. Dessa forma, este poderá compreender a língua portuguesa, na norma culta, apresentando domínio de diferentes linguagens em diferentes condições de produção.
Os jovens não se interessam à leitura na escola, veem como algo obrigatório, que alem de complicado, tendo que interpretar o livro. Petti (2006) ressalta a importância do papel do professor que apresenta a leitura ao jovem, auxiliando nas escolhas e oferecendo a oportunidade de descobrir outros mundos na leitura.
Na segunda parte Tassoni e Ribeiro informa o “Percurso metodológico”, os resultados da pesquisa que foi realizada em uma escola estadual, localizada em um bairro nobre da cidade afastado do centro, uma escola de boa estrutura.
A escola oferece Ensino Médio no período da manhã e nos finais do Ensino Fundamental, no período da tarde, atendendo aproximadamente 1.250 alunos. No período da coleta de dados, funcionavam cinco classes de cada ano do Ensino Médio, totalizando em quinze classes, cada uma delas em media de quarentas alunos. Foram escolhidas duas classes de 2° ano para a realização das observações, em função de serem classes bem distintas, por ser a turma com o grau de interesse e motivação