As principais verifica es de Taylor e Fayol para a Administra o de uma empresa
Na analogia de Fayol uma empresa deveria ser dividida em atividades para uma melhor gerência, são elas: técnica: produção e manufatura; comercial: compra, venda e troca; financeira: procura e utilização de capital; segurança: proteção da propriedade e das pessoas; contabilidade: registro de estoques balanços, estatísticas e etc.; administração: planejamento, organização, comando, coordenação econtrole. Ele também acabou sugerindo que esta ultima função era a mais importante em um uma empresa. Assim acabou por definirsua teoria da Administração, onde está exposta em seu famoso livro “Administração Industrial e Geral”, publicado em 1916 e, basicamente, está contida na proposição de que toda empresa pode ser dividida em seis grupos de funções, a saber:
1) Funções técnicas, relacionadas com a produção de bens e serviços da empresa. 2) Funções comerciais, relacionadas com a compra e venda. 3) Funções financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais. 4) Funções de segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas. 5) Funções contábeis, relacionadas com os inventários, registros, balanços e estatísticas. 6) Funções administrativas, relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.
Nenhuma das cinco funções essenciais tem o encargo de formular o programa geral da empresa. Essa atribuição compete à 6ª função, a função administrativa que constitui, propriamente, a Administração.
Para deixar claro essa função coordenadora, Fayol assim define o ato de administrar:
1) Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação. 2) Organizar: constituir o duplo organismo da empresa, material e social. 3) Comandar: dirigir e orientar o pessoal 4) Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos. 5)