As Principais ideias evolutivas e seus Autores
Professor: Allerson
Grupo: Bianca Costa Sousa
Bianca Cristina
Douglas Pereira de Lima
Joyce Cordeiro Borges
Maria Eduarda C. Félix
3º Ano do Ensino Médio
As Principais ideias evolutivas e seus Autores
Fixismo
As explicações fixistas que, no mundo ocidental, foram aceitas sem discussão até meados do séc. XVIII, defendiam que as diferentes espécies, uma vez surgidas, se mantinham inalteradas ao longo do tempo. Foi o contacto com a grande variedade da fauna e da flora de outros continentes que, no final do séc. XVIII, levou a pôr em causa a perspectiva fixista da origem das espécies. O fixismo fundamentava-se nas ideias dos filósofos gregos Platão e Aristóteles. As principais teorias fixistas são o criacionismo, o espontaneísmo e o catastrofismo.
Criacionismo
O criacionismo, referido na Bíblia, no Livro do Génesis, defende que os seres vivos foram criados por uma entidade divina, num único acto de Criação e com as mesmas características dos seres vivos actuais. A diversidade biológica é vista como uma evidência de que o Criador terá planeado cada espécie com um determinado fim, sendo estas perfeitas e imutáveis.
O Cristianismo tem sua própria teoria explicativa, narrada na Bíblia, seu livro sagrado. Segundo esta religião, o homem foi criado por Deus, logo após a gênese dos céus e da terra. Aqui também a Humanidade foi modelada no barro, mas nesta versão ela ganha a vida através do sopro divino, exalado em suas narinas. De acordo com as crenças abordadas, variam as argumentações, mas muitas delas apresentam várias semelhanças. O Gênesis, primeiro livro do Antigo Testamento, por exemplo, narra a origem do mundo e do Homem com metáforas e símbolos muito parecidos com os das narrativas mesopotâmicas. Apesar do Criacionismo ser uma teoria essencialmente religiosa, recentemente ela tem adquirido contornos mais filosóficos, com discussões sobre a