As principais causas do desemprego no Brasil
Desemprego: uma difícil situação enfrentada por muitos trabalhadores
O que é
O desemprego é uma condição em que pessoas se encontram quando não possuem atividades que lhes são rentáveis. Ocorre principalmente em países subdesenvolvidos por causa das deficiências econômicas destes que não é suficiente para abastecer a população que cresce consideravelmente.
O desemprego pode ser classificado como:
Tecnológico: Ocorre em países que substitui o trabalho humano pelo trabalho robotizado, que apenas buscam especialistas e extinguem o trabalho braçal.
Estrutural: Ocorre em países subdesenvolvidos por causa de concentrações de mão-de-obra em trabalhos rurais pela ausência de desenvolvimento tecnológico.
Conjuntural: Ocorre quando há baixa estimulação de investimentos no país acarretando em baixas remunerações para altos preços de mercado.
No Brasil, o desemprego é provocado por baixa qualificação, educação precária, trabalhos informais, precariedade na proteção social, migração de áreas rurais que são pouco desenvolvidas, etc. Hoje, o país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de desempregados perdendo somente para a Índia e Rússia. São cerca de 1,5 milhões de desempregados somente na cidade de São Paulo, o que nos leva a pensar quão grande será a desastrosa porcentagem total do país.
Medidas como reforma tributária, agrária e social amenizariam o problema do desemprego no país, mas a prioridade de focar a distribuição de trabalho, melhorias na área da educação, saúde, habitação, transporte, alimentação e outras devem partir do governo que tem como obrigação projetar soluções e aplicá-las como bem aprouver.
Principais causas do desemprego
- Baixa qualificação do trabalhador: muitas vezes há emprego para a vaga que o trabalhador está procurando, porém o mesmo não possui formação adequada para exercer aquela função;
- Substituição de mão de obra por máquinas: nas últimas décadas, muitas vagas de