As principais características de gestão do conhecimento
Com a globalização do mercado e as freqüentes transformações do mesmo, a competição entre as empresas, tornou-se acirrada, pensando nisso, na busca de melhores resultados e de excelência, o modelo organizacional cluster ganhou destaque nas estratégias das empresas, como forma de obter longevidade e competitividade de mercado de maneira sustentável e rentável. Cluster é uma concentração de empresas ligadas geograficamente ou através de outros meios disponíveis, como a tecnologia da informação, vinculadas por elementos comuns e complementares, mantendo relações colaborativas no intuito de promover o crescimento mútuo, dividindo experiências e conhecimento. São exemplos de clusters:
Vale do Silício: Localizado na Califórnia é também mundialmente conhecida como “Terra Dourada”. Destaca-se pelas empresas de tecnologia (microeletrônica, tecnologia da informação e biotecnologia) que inovaram unindo o conhecimento da universidade (universidade de Stanford) ao conhecimento das empresas, formando parcerias direcionadas ao dinamismo tecnológico e ao fortalecimento mutuo.
Hollywood: Localizado nos Estados Unidos é um dos clusters mais famosos, devido à indústria cinematográfica da região.
Kista: Localizado na Suécia, é um distrito no subúrbio de Estocolmo. Atualmente é um importante cluster e centro de tecnologia da Europa, atuando empresas de tecnologia, em especial de telecomunicações sem fios, e atividades acadêmicas das universidades na realização de trabalhos de institutos de investigação.
A opção pela formação de cluster tem sido uma das alternativas adotada pelas organizações, como forma de adquirir vantagem competitiva e se tornarem mais eficientes.
Inúmeros são os benefícios que essa aliança proporciona aos membros de um cluster, tais como: inovação, melhoria da qualidade, compartilhamento de frete e compras conjuntas que reduzem custos e despesas, resultando assim, em um melhor