AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DERMATOLÓGICAS EM PACIENTES OBESOS
Conceito
O Consenso Latino Americano de Obesidade define-a como uma doença crônica associada à grande variedade de complicações resultantes da deposição e acúmulo excessivo de tecido adiposo.
Todo um sistema de vida inadequado favorece a obesidade: sedentarismo, hábitos familiares inadequados, alimentação insatisfatória, excesso de carboidratos na dieta, velocidade da refeição, lanches desequilibrados e o consumo de balas e guloseimas.
Até recentemente, acreditava-se que a principal causa da obesidade residia no excesso de comida, contudo se fosse somente esse fator associado ao aumento de gordura corporal, a maneira mais fácil de reduzi-la de forma definitiva, consistiria em eliminar o alimento. Evidentemente se as coisas fossem tão simples, a obesidade seria em breve eliminada como um dos principais problemas de saúde.
A partir de evidências atuais, parece que a etiologia da obesidade é multifatorial. Além do não balanceamento energético, erros no metabolismo, erros genéticos e também processos emocionais podem contribuir para o desenvolvimento da obesidade.
A Obesidade está diretamente relacionada à alta prevalência e a intensidade das dermatoses, relacionadas ao grande volume de dobras e pregas cutâneas, alterações circulatórias, metabólicas e dificuldade do manejo higiênico de regiões mais acometidas pela própria limitação física.
A obesidade Exógena ou Nutricional: reflete um aumento na ingestão de alimentos, com um pequeno gasto calórico, a qual pode ser explicada por alterações emocionais e culturais, entre outras. Esse tipo corresponde a 95% dos casos.
A Obesidade Endógena: corresponde a 5% dos obesos e está relacionado a causas hormonais(alterações do metabolismo tireoideano, gonadal ou hipotalâmico