as posturas dos profissionais
CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL
KARINA FERRAZ MOTTA POSSA
A POSTURA ÉTICA DOS PROFISSIONAIS FRENTE A CONCEPÇÃO DE ESTADO
Cruz Alta
2014
KARINA FERRAZ MOTTA POSSA
A POSTURA ÉTICA DOS PROFISSIONAIS FRENTE A CONCEPÇÃO DE ESTADO
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina. Portfólio em Grupo.
Orientadora: Cátia Dal Molin
Cruz Alta
2014
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
CONCLUSÃO 21
REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
As transformações sociais, econômicas e políticas vêm exigindo novas formas de implementação e avaliação das práticas de postura ética dos profissionais frente à concepção do Estado e da intervenção social e educacional, tanto no âmbito do Estado quanto da sociedade civil, com vistas a um desenvolvimento sustentável.
Com relação à questão social, a qual pode-se denominar como um conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos, foi a base de fundação do Serviço Social, a construção de propostas profissionais pertinentes requer um atento acompanhamento da dinâmica societária, balizado por recursos teórico-metodológicos, que possibilite decifrar os processos sociais em seus múltiplos determinantes e expressões, ou seja em sua totalidade. Exige uma indissociável articulação entre profissão, conhecimento e realidade, o que atribui um especial destaque às atividades investigativas como dimensão constitutiva da ação profissional.
Os direitos do homem, por mais fundamentais que sejam, são direitos históricos, ou seja, nascidos em certas circunstâncias, caracterizados por lutas em defesa de novas liberdades contra velhos poderes, e nascidos de modo gradual, não todos de uma vez e nem de uma vez por todas.