As possibilidades de intervenção do assistente social no atendimento a criança e adolescente
1 INTRODUÇÃO 4
3 INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL 6
4 CONCLUSÃO 8
5 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 9
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo socializar as possibilidades de atuação do Assistente social no atendimento a crianças e adolescentes. O Serviço Social vem ampliando sua área de abrangência, conquistando espaços que vão proporcionando novas possibilidades para a divulgação e efetivação a cerca das políticas sociais. Com o objetivo de expandir os direitos e emancipar a sociedade, o Serviço Social se apresenta como uma profissão voltada para ao atendimento das demandas sociais da população.
Na área da educação o Assistente social através de seu olhar diferenciado, apresenta-se como um aliado dentre os diversos atores institucionais na área educacional na busca por uma educação de qualidade e que possibilite o acesso democrático a ela como também que permita a esse aluno a sua permanência na escola.
Cabe ao assistente social não só diagnosticar, mas propor alternativas para as problemáticas sociais vividas por muitas crianças. Dentre essas problemáticas destacamos a evasão escolar que se caracteriza hoje como um grande nó a ser desfeito pelos profissionais que atuam na escola. O serviço Social na educação ainda encontra um desafio que é o de construir uma prática de qualidade no meio educacional em favor da igualdade e da justiça social. A escola por sua vez encontra o desafio de contornar a grande demanda por vagas que nem sempre são proporcionais aos números disponíveis na rede pública.
Crianças e Adolescentes vivem em constante divisão de mundo com adultos, tornando assim, membros frágeis e vulneráveis da sociedade onde se deixam dominar pelo mundo da violência, trabalho infantil, prostituição, desprezo, analfabetismo, etc. Notando-se que o trabalho do Assistente Social consiste em programar políticas sociais e executar planos que protejam a sociedade,