As possibilidades de intervenção do assistente social no atendimento a criança e adolescente
1 INTRODUÇÃO 3
2 AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
A Assistência Social é uma política pública que tem um recorte específico. Volta-se aos necessitados, àqueles que não têm suas necessidades mínimas satisfeitas, ou em outras palavras, às populações marcadas pelo signo da exclusão, destituição, pobreza.
Por se a assistência social uma politica de larga atuação, que lida com as diversas faces da questão social, exige-se do profissional assistente social um amplo conhecimento e uma atuação dinâmica para que seja possível de fato acontecer à transformação na vida dos usuários atendidos.
Umas das faces da questão social e objetivo de intervenção do assistente social é a garantia dos direitos da criança e do adolescente.
A criança e o adolescente tem prioridade absoluta são sujeitos de direitos. Direitos este que devem se garantidos pela família, sociedade e estado e estão inscritos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Apesar de terem seus direitos garantidos por lei, é comum ver crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, sendo privada do direito a saúde, alimentação, educação, moradia entre outros. Dentre as múltiplas possibilidades de intervenção do assistente social no que se refere à criança e ao adolescente pode-se mencionar a atenção a criança vitima de violência domestica e sexual, atenção ao adolescente em conflito com a lei, atenção a criança vitima de maus tratos e abandono, atenção na garantia dos direitos fundamentais a sobrevivência entre tantas outras violações sofridas por crianças e adolescentes hoje no mundo.
Este trabalho tem como objetivo conhecer o trabalho do profissional assistente social no trato com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. .
As