As Pontes De Madison
“THE BRIDGES OF MADISON COUNTY” Filme americano de 1996
Direção: Clint Eastwood
Elenco: Meryl Streep, Clint Eastwood.
Considerações: Se você fizesse um curso de cinema e aprendesse tudo a respeito da linguagem cinematográfica, noções de roteiro e ritmo, técnicas de montagem, direção de atores, criação de suspense, etc., com certeza ao final dos seus estudos seu professor exibiria As Pontes de Madison para sedimentar seu conhecimento. Este é um dos melhores filmes feitos nos últimos tempos, com uma precisão narrativa absolutamente irrepreensível.
Geralmente as pessoas torcem o nariz para o gênero Romance, achando-o meloso ou açucarado, ou simplesmente uma bobagem. Mas um filme excepcional ultrapassa os limites de um gênero e é este o caso de As Pontes de Madison. Ele é um paradigma de Cinema, um exemplo a ser visto e revisto. O enfoque dado à solidão feminina é especialmente sensível e explorado de forma a identificar o espectador não só com o drama da personagem Francesca, mas com alguém ou com alguma história já ouvida ou presenciada. É uma história que transcende à própria narrativa e se reflete em nossas próprias histórias, nossas próprias escolhas.
Uma peculiaridade dessa excelente produção é a existência de um elaborado suspense em determinada seqüência, sem que o filme seja de mistério ou coisa parecida. Isto é resultado do perfeito domínio do diretor sobre a narrativa, o que, para quem acompanha Clint Eastwood com certa atenção, não é nenhuma novidade.
As Pontes de Madison é Cinema da melhor qualidade.
por Zelito Rocha