As Pol Ticas Sociais Destinadas S Mulheres Recuperado Recuperado
No caso específico das mulheres sabemos que elas nem sempre foram alvo das políticas sociais, e quando o foram, as políticas eram muito mais direcionadas à maternidade, deixando de lado o debate sobre as mulheres nos espaços de poder, os direitos reprodutivos, dentre outras questões.
Contudo, as reivindicações das mulheres vêm pouco a pouco assumindo grande visibilidade e sendo incorporadas pelo Estado, ao incorporar essas reivindicações e respondê-las através das políticas sociais não só o faz porque precisa responder às pressões populares, apesar de ser esta uma questão importante, mas o faz também por interesses particulares e por recomendações internacionais.
Como demonstramos as mulheres já constituem a maioria da população brasileira Economicamente Ativa, as mulheres, mesmo as que possuem maior escolaridade, em geral, recebem menos que os homens. Fato que se agrava ao se considerar a variável raça/etnia.
Se por um lado, a situação das mulheres no Brasil não é uma das mais favoráveis, por outro, nota-se a importância das mulheres até mesmo para o sistema capitalista, na medida em que elas são maioria da população, engrossam as fileiras dos trabalhadores mais explorados e desenvolvem, sem remuneração, os cuidados coma família.
Elucidamos assim, a contradição das políticas sociais destinadas às mulheres. São políticas que respondem ao Estado na medida em que trata de uma parcela significativa da população, mas, que ainda possui parte de seus direitos não reconhecidos; e responde a alguns anseios