AS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA METÁFORA ESTRUTURAL
Liliam de Oliveira (UEG – Iporá )
RESUMO:
A partir do estudo sobre metáfora conceitual, baseado nas pesquisas de Lakoff e Johnson (1980), que por meio de investigações empíricas constatam as diversas maneiras de construir metáforas para representar a nossa visão da realidade. Este trabalho analisa a utilização da metáfora estrutural no discurso da educação focando a relação professor, aluno e pais, através das perspectivas teóricas de ensino e de aprendizagem e como o pensamento behaviorista estrutura essa relação.
Palavras-chave: Metáfora; Educação; Semântica. Considerações iniciais
Desde a década de 1970, a metáfora vem sendo estudada sob o enfoque cognitivista. Dentro desta perspectiva, este trabalho se propõe a analisar de que maneira os estudos de Lakoff & Johnson auxiliam na concepção que professores, alunos, bem como seus pais fazem a respeito do processo de ensino e de aprendizagem.
Para tanto, justificamos de que forma a análise metafórica fundamentada nos trabalhos de Lakoff & Johnson na produção textual de professores, pais e alunos, é relevante. Além desses, esse estudo será embasado em Reddy, assim como nos trabalhos de Skinner e Vygostky no que se refere às perspectivas teóricas de ensino e de aprendizagem e em LeGuern e Marques – no tocante à visão tradicional da metáfora.
Assim sendo, objetivamos caracterizar a metáfora como processo cognitivo. Acrescente-se, também, estudar e a analisar a metáfora estrutural no discurso de professores, pais e alunos sobre educação.
A metodologia, por conseguinte, constitui-se de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Portanto, a organização desse trabalho consta, além das Considerações iniciais, de quatro itens – Teorias de aprendizagem: Behaviorismo e Sócio-Interacionismo, A visão tradicional da metáfora, A metáfora como ferramenta cognitiva, A metáfora estrutural no ambiente escolar.