As perspectivas de atuação do Psicólogo na sociedade atual, bem como as competências necessárias a este profissional na contemporaneidade.
As perspectivas de atuação do Psicólogo na sociedade atual, bem como as competências necessárias a este profissional na contemporaneidade.
Na simples visão do senso comum, a procura de ajuda psicológica depreende-se com um estado de loucura, de insanidade mental. Desengane-se quem confere veracidade científica a esta afirmação.
A procura de um técnico de saúde mental abrange as mais diversificadas situações.
Todas as pessoas, em qualquer momento da sua vida, passam por situações normativas, isto é, situações de transição comuns a qualquer sujeito. A entrada para a faculdade, a procura de um emprego, o início de uma vida a dois, o casamento, são pequenos exemplos ilustrativos que marcam cada pessoa que por estas situações passa.
É no seio deste conflito que pode intervir um psicólogo, ajudando o sujeito a encontrar as melhores opções, reorientando, apoiando e promovendo novas descobertas até então desconhecidas.
Em seu cotidiano o psicólogo realiza Psicodiagnóstico, Psicoterapia, Perícia, orientação de pais, orientação profissional, orientação sexual, acompanhamento terapêutico a pessoas em Sofrimento Psíquico, avaliação neuropsicomotora, planejamento e execução de programas comunitários no âmbito da saúde, lazer, educação, trabalho e segurança, entre outras.
As competências necessárias de um psicólogo nos dias de hoje é garantir ao profissional o domínio de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, na análise, avaliação, prevenção e intervenção em processos psicológicos. A psicologia hoje visa formar um profissional capacitado para a reflexão e o uso de Teorias e Técnicas Psicológicas de forma ética, respeitando os direitos humanos e atendendo às necessidades sociais.