As Partes de um Projeto
Tema
Assunto abordado pela pesquisa.
A delimitação do tema / problema
O que pesquisar? O tema do projeto não deve ser generalizado. É preciso delimitá-lo, não há como alcançar um objeto de estudo muito amplo. Trata-se de somente um assunto, busca-se a resolução de um problema, quanto mais específico ele for, melhor. Delimitando o tema, o autor pode mostrar como se interessou pelo assunto.
Hipóteses da pesquisa
Como pode ser vista a solução para o problema? Nesse momento aponta-se uma solução provisória para o problema. No contexto do projeto, as hipóteses constituem-se em respostas provisórias que dará o norte ao trabalho investigativo. É uma sugestão de solução do problema, que permite ser alterada ao final da pesquisa.
As hipóteses também podem ser incluídas na justificativa, uma vez que se associa intimamente à importância da investigação.
Justificativa
Por que fazer esta pesquisa? Fazer a justificativa é dar respostas a essa interrogação. A justificativa ressalta a importância do problema a ser investigado, nas perspectivas das escolas superiores, tecnológicas, científicas, filosóficas ou sociais. Para tanto, deve fazer ver o impacto positivo que o estudo trará a esses setores. É nesta parte que é feita a contextualização específica do problema, evidenciando seu desenvolvimento histórico-cronológico e teórico-conceitual. Por isso, a importância deve apontar em que a pesquisa a ser feita contribuirá para o debate do tema proposto no projeto.
Objetivos
O que se quer com esta pesquisa? Estabelecer objetivos é responder essa pergunta. Para estabelecer os objetivos, o geral e os específicos, o estudante deve abordar o problema da pesquisa de modo explícito. O objetivo geral corresponde ao resultado final do trabalho. Entretanto, esses últimos devem contribuir para que o objetivo mais amplo seja efetivamente concretizado. Ao estabelecer os objetivos, deve-se ter cuidado para não prever algo muito grandioso, universal ou