As organizaçoes e o desenvolvimento sustentável
1 INTRODUÇÃO
Em um mundo globalizado, com facilidade de acesso a internet, a velocidade das informações é praticamente instantânea. Uma informação como a queda das torres gêmeas ou a morte do Osama Bin Laden afeta as bolsa de valores do mundo inteiro.
Com o crescimento econômico e o consumismo desenfreado, os problemas ambientais são cada vez mais freqüentes. Organizações como o Greenpeace divulgam e coordenam boicotes a produtos e a empresas que não se preocupam com o meio ambiente.
A consciência desses problemas, somadas ao maior acesso ao ensino torna as pessoas cada vez mais críticas. . A opinião das pessoas frente às organizações dissemina-se na internet em minutos, através de sites de relacionamento tais como blogs, Orkut, Facebook, Twitter. A velocidade de transmissão das informações pode afetar diretamente o faturamento de uma organização, tornando a sustentabilidade e a responsabilidade social um diferencial competitivo.
Desta forma o ambiente externo afeta, a forma de funiconamento das organizações.O planejamento das Organizações em relação as suas ações e a sua imagem torna-se fundamental a sobrevivência da mesma no mercado.
.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PROBLEMAS AMBIENTAIS E SEUS REFLEXOS
Para o desenvolvimento socioeconômico de um país, é necessário um considerável aumento do seu gasto energético. Isso ocorre porque quando mais pessoas passam a ter acesso à energia elétrica, aumenta-se o consumo de eletrodomésticos. Mais pessoas passam a ter acesso ao transporte (carros, aviões), portanto aumenta-se o gasto de combustível. O crescimento do setor industrial necessita de muita energia, e nem sempre são utilizadas fontes limpas, uma vez que as fontes mais poluidoras são também as mais baratas. Quando o crescimento de um país ocorre de forma muito rápida, a gestão do país tem uma decisão muito importante a tomar: continuar crescendo de forma exuberante, ou desacelerar o crescimento para que o