As ondas da psicologia
A ideologia da sociedade é um principio maior que orienta a forma pela qual a sociedade se organiza e funciona, são tomadas as decisões em grupos. Para entender a ideologia de uma sociedade, o que justifica a forma pela qual ela se organiza e funciona necessitamos responder o que é o ser humano, o indivíduo poderá ser compreendido como ser condicionado ser inteligente e ser inteligente livre.
Ser condicionado: O ser humano e seu comportamento são determinados por meios esternos e pelas condições socioeconômicas que se encontram.
Ser inteligente: Seres pensantes, tem um desenvolvimento mental porém podem ser conduzidos e direcionados pelas organizações e sociedade.
Ser inteligente e livre: É capaz de pensar e ter vocação para essa liberdade.
Entendida da questão da essência da natureza humana faz se necessário voltarmos ao tipo de sociedade, a sociedade fundamental nos pressupostos sociológicos organizados do positivismo (Comte e Durkheim) tem o principio de que em determinada sociedade, deveria sempre existir uma elite pensante, que definisse o que grande massa deveria não só fazer, mas também pensar e sentir essa elite pensante domina a sociedade. Estabelece uma hierarquia de poder, mantida por meio do consenso e da solidariedade social, cada grupo na sociedade, deverá cumprir seu papel para se atingir a ordem e o progresso.
Em contrapartida, o tipo de sociedade que dominamos humanistas radical tem como características básicas o pluralismo, que se concretiza por meio do jogo de forças dos vários grupos sociais estabelecidos
Reprodução dos Tipos de Sociedade nas Organizações
Nas organizações inspiradas nos pressupostos sociológicos positivista a empresa se apresenta como protetora na qual o indivíduo não podem sobreviver sem ela, mantendo os produtivos por meio de mecanismos de manutenção.
Nas organizações baseadas nos pressupostos do humanismo radical, a determinação de poder é mais horizontalizada as relações entre o trabalho são