As Obras do Brasil
Waldomiro Zarzur
Waldomiro Zarzur, nascido em 1922, é um engenheiro brasileiro formado pela Escola de Engenharia Mackenzie, que se tornou célebre por projetar e construir o maior arranha-céu brasileiro, o Edifício Mirante do Vale, com 170 metros, na época chamado de Palácio Zarzur e Kogan.
Benjamin Ernani Diaz
Benjamin Ernani Diaz é um engenheiro brasileiro, especializado em projetos para obras grande porte, com uso de concreto armado e protendido.1
Foi dos responsáveis pelo projeto da ponte Rio-Niterói, participou do projeto da central nuclear de Angra 2 e prestou consultoria de estruturas para os viadutos da Ferrovia do Aço.
Em 1967, quando na empresa Noronha Engenharia, iniciou estudos para aplicação da informática à engenharia, foi pioneiro no uso do computador para cálculo e desenvolvimento de estruturas.
As Maiores Obras de Engenharia Civil no Brasil
O Brasil encontra-se neste momento na maior fase de crescimento económico e humano da sua história. O mais importante motor desse desenvolvimento é a indústria da construção. Grandes obras de Engenharia Civil estão planeadas para os próximos anos no Brasil, algumas das quais de grande dimensão e complexidade.
A Maior Barragem do Brasil – Complexo Hidroelétrico de Itaipu
O Complexo Hidroelétrico de Itaipu está localizado no Rio Paraná. A sua construção foi resultado de uma parceria entre o Brasil e o Paraguai e continua a ser uma das maiores barragens do mundo. Tem uma potência geradora de cerca de 14 mil MW, 20 unidades de geração de energia eléctrica e fornece uma parte muito significativa da energia eléctrica consumida em ambos os países. A sua construção implicou o uso de 13 milhões de m3 de betão e a intervenção de cerca de 40 mil operários.
Início da obra
Em 1970, o consórcio formado pelas empresas PNC e ELC Electroconsult, da Itália, venceu a concorrência internacional para a realização dos