As novas tecnologias e seus impactos na comunicação
NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO Marimar M. Stahl * “A informação é horizontal, o conhecimento é estruturado e hierarquizado, a sabedoria é organísmica e flexível.”
(Yi-Fu Tuan)
Durante as últimas décadas, o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação assumiu um ritmo sempre crescente, imprimindo à sociedade novos rumos, não só tecnológicos, mas também sócio-econômico-culturais.
Não parece haver dúvidas que essas tecnologias são fundamentais para a sobrevivência de nossa sociedade cada vez mais complexa, e que, desde a invenção da escrita e da imprensa, nada tem causado tanto impacto social e estimulado tantas mudanças no mundo.
Estamos testemunhando o desenvolvimento de uma capacidade até agora não imaginada de ampliar o intelecto humano. O homem tem uma capacidade singular de armazenar informações e utilizá-las para seu progresso e bem-estar. A tecnologia da sociedade de informação amplia essa capacidade humana bem além de qualquer nível julgado possível há um quarto de século, colocando conhecimentos à disposição dos que necessitam, quando necessitam e onde quer que estejam. (Rankine, 1987)
Em uma sociedade cada vez mais rica em informação, o conteúdo de muitos, talvez da maioria dos empregos daqui a uma geração é hoje desconhecida, e como afirma Cleveland (1985, p.18):
"Haverá mais trabalhos de ‘informação e serviços’, e proporcionalmente menos trabalho de ‘produção’ a serem feitos. As máquinas irão consumir rotinas e tarefas repetitivas; os trabalhos deixados para as pessoas exigirão mais e mais trabalho mental, e mais habilidade em relações pessoais, para as quais as máquinas não servem.”
Para Sculley (1989) hoje, e cada vez mais, nós somos um "nó" de uma rede que se estende por todo o planeta, fazendo surgir a necessidade de encontrar novas formas de relacionamento e de criar novos valores para o mundo. As redes de telecomunicações