As novas tecnologias diminuem ou aumentam a influencia do Estado na RI?
O início do desenvolvimento tecnológico se deu inicialmente para uso militar. A Internet surge justamente nesse momento, no período da Guerra Fria. Seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Cabendo então, ao Estado o domínio do desenvolvimento e uso tecnológico.
Somente no ano de 1990 a Internet começa a alcançar a população em geral. Muitas inovações vieram com a chegada da rede, possibilitando à todos a realização de tarefas que antes exigia-se presença física como: pagamento de contas, compras, pesquisa de preços dentre outros. Fazendo com que, assim, o Estado perca o controle dos acessos à Internet.
Entretanto, muitas dessas trocas de conhecimentos, produtos e serviços, por meio de operações eletrônicas realizadas através da atmosfera, colocam em xeque os sistemas de segurança das nações, facilitando e favorecendo o cometimento de diversos crimes, entre eles a lavagem de dinheiro de origem ilícita, pedofilia, falsidade ideológica, e o mais citado atualmente, o compartilhamento de conteúdos protegidos por direitos autorais.
Após o surgimento de sites e programas P2P (ponto a ponto , ou computador a computador) onde é possível baixar filmes, músicas (muitas vezes toda a discografia de um artista), as grandes empresas do ramo do entretenimento pressionaram o governo americano à tomar uma atitude, alegando que estariam perdendo milhões de dólares para os downloads gratuitos disponibilizados na rede.
Na tentativa de conter o alto volume de pirataria online, e resgatar de alguma forma o controle da Internet, o congressista norte-americano Lamar Smith apresentou o projeto, defendendo o direito de quem produz filmes ou músicas não ter seu conteúdo disponibilizado de forma gratuita na Internet.
O projeto foi