As novas regras da língua portuguesa
January 3rd, 2009 | Escrito por: BighiDeixe seu comentário »
Em 2007 eu havia falado sobre a reforma ortográfica da língua portuguesa que estava por vir. Agora o ano é 2009, e a reforma ortográfica já veio. Como o texto antigo continua sendo muito acessado, esta é a melhor hora para voltar ao assunto e ir mais a fundo nas mudanças que essa reforma nos trás.
No final das contas, apesar de todo o alarde, as novas regras mudam apenas algo entre 0,5% e 2% do idioma. Entenda as novas regras da língua portuguesa.
Trema
O trema sempre foi provavelmente o acento mais rejeitado da nossa língua. Há muitos anos várias pessoas já achavam que ele tinha sido removido da língua, o que não era verdade. Mas agora, com a reforma, ele realmente saiu.
Todas as palavras perdem o trema, com exceção de nomes próprios.
As letras perdidas
Outra coisa que não causa grande surpresa é a adição das letras K, Y e W ao nosso alfabeto. Esta mudança veio apenas para validar oficialmente o que já acontecia, porque todo mundo já usava estas letras como se fossem parte da língua.
Agora, K, Y e W são oficialmente parte da língua portuguesa, totalizando 26 letras.
Acento Diferencial
Antes se usava um acento para diferenciar algumas palavras, como “pára” (verbo) e “para” (preposição). Agora, este tipo de acento está morto, e as palavras serão escritas da mesma forma.
Alguns exemplos: pára (flexão do verbo parar) e para (preposição).
“Péla” (flexão do verbo pelar) e “pela” (combinação da proposição “por” com o artigo “a”).
“Pélo” (flexão do verbo pelar), “pêlo” (substantivo), e “pelo” (combinação de preposição com artigo).
Então a frase “desculpe pelo pêlo, mas pélo mesmo” vai se tornar “Desculpe pelo pelo, mas pelo mesmo”. E ainda chamam isso de melhorar a língua.
O acento circunflexo
Nosso famoso “chapéuzinho do vovô” vai ser um pouco menos usado agora. Na terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou subjuntivo (caraca!) o acento não vai