As mídias sociais e a esfera publica
Conforme nomenclatura de PALÁCIOS, Marcos. A Internet como mídia e ambiente, In Mídia, Esfera Pública e Identidades Coletivas, Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006, Páginas 229-240.
Resumo:
As recentes transformações nas tecnologias de comunicação tem dado origem a fenômenos tais como o das mídias sociais, que estão alterando relações importantes da esfera pública política. Mídias Sociais e a Esfera Pública:
Entre os inúmeros impactos que as Novas Tecnologias de Comunicação, estão causando na sociedade contemporânea, está a transformação das práticas e as relações dentro da esfera pública política. O surgimento das mídias sociais tem criado novas formas de mobilização e organização, que alteram a dinâmica de interação entre os atores da sociedade. Instituições políticas tradicionais, hierárquicas, burocráticas e profissionalizadas, agora têm que se confrontar ou interagir com ações espontâneas de movimentos transversais em rede, que têm seus contornos difusos e uma alta permeabilidade social.
Os numero de novos movimentos estão crescendo e se organizando cada vez mais, premidos e impulsionados pelas novas possibilidades de comunicação, eles estão por toda parte, dispersos em meio a contraditórias tendências e diferentes correntezas sociais, cristalizando-se em redes e tomando formas de movimentos, às vezes desaparecendo, às vezes ressurgindo. Em seu conjunto, eles estão elaborando uma práxis de novo tipo, que desafiam os paradigmas existentes de análise e abrem novos horizontes de transformação e configurações políticas.
No entanto, mesmo se reconhecendo que vários desses fenômenos recentes obedecem a uma nova lógica quanto às suas configurações e às formas de sua ação social, fica evidente que não se está diante de uma situação totalmente alterada em relação aos padrões políticos anteriores, o que se tem hoje são formas tradicionais se confrontando