As Mumias E Os Tipos De Mumificacao
1. INTRODUÇÃO
As múmias são cadáveres que são embalsamados sociedades
que
por
algumas
acreditam
no
retorno ao corpo de uma entidade entendida analogamente
a
um
espírito. Tal processo, chamado de mumificação, tem como fim de preservar o corpo para a recepção do “espírito”.
Ritos especiais e embalsamamento preparavam os heróis para a vida após a morte, transformando-os em múmias. Uma das obrigações da vida futura era defender lugares sagrados. Caso ladrões ou outros pecadores perturbassem seu descanso, as múmias levantariam e destruiriam os inimigos.
As múmias mais conhecidas são as egípicias.Os antigos egípcios tinham o costume de embalsamar os seus faraós. Todos os órgãos eram retirados e os cadáveres eram enrolados em uma espécie de pano.
As múmias ficavam nas chamadas pirâmides, que eram construções na forma de triângulos. Os faraós eram enterradas com todos os seus bens. Os povos maias também embalsamavam seus mortos pois tinham a mesma crença dos egípcios, a de ressureição.
As mumias de chinchorro no deserto do Atacama, actual norte do Chile e sul do Peru na America latina, recentemente datadas em 7000 a. C., portanto são as mumias mais antigas, com mais 2000 anos que as egipcias.
2. MÚMIAS NATURAIS
As múmias naturais são muito raras, pois é necessário condições específicas para a sua formação, no entanto este processo produziu as múmias mais antigas conhecidas. A múmia mais conhecida é Ötzi the Iceman, congelado em uma glaciação, nos alpes Ötztal, em torno de 3300 a.C. e foi encontrada em
1991. Uma outra múmia mais antiga, no entanto menos preservada, foi encontrada em Nevada, EUA em 1940, e foi datada com carbono-14 em torno de 7400 a.C.
Em alguns países da Europa, como Reino Unido, Alemanha, Suécia e Dinamarca possuem regiões pantanosas, chamadas de bogs. Nestes terrenos a acidez da água, as baixas temperaturas e a falta de
P ágina | 2
oxigênio são combinados para curtir os tecidos moles dos corpos escondidos