As multidoes e o poder constituinte
AS MULTIDÕES E O PODER CONSTITUINTE
TORNANDO-SE O QUE SE É
PONTA GROSSA 2012
JOÃO LUCAS ZADRA
AS MULTIDÕES E O PODER CONSTITUINTE
TORNANDO-SE O QUE SÉ
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em cumprimento às exigências do Curso de graduação de Direito, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com a coordenação e orientação da Professora Mestre Angela de Quadros Mongruel.
Ponta Grossa
2012
“Os homens nascidos sob o jugo, depois alimentados e educados na servidão, sem olhar mais a frente, contentam-se em viver como nasceram e não pensam que têm outros bens e outros direitos a não ser os que encontraram."
Étienne de La Boétie
AS MULTIDÕES E O PODER CONSTITUINTE
PALAVRAS CHAVES
Palavras-chave: Poder Constituinte. Sociedade Gerencial. Democracia. Multidões. Psicologia Social
INTRODUÇÃO
O psicólogo social, filósofo e criminólogo, Gabriel Tarde, em um dos capítulos de sua obra Les Lois de l'imitation, busca um conceito acerca de uma questão que a princípio parece óbvia e essencial para qualquer operador do direito, no entanto, é igualmente estranha a todos operadores e sua resposta igualmente incerta: “What is society? I have answered: Society is imitation. We have still to ask: What is imitation? Here the sociologist should yield to the psychologist”.
Sociedade é imitação, para Tarde "Socially everything is either invention or imitation.", na sociedade tudo é invenção ou imitação, uma cadeia de numerosas ideias distintas e descontinuas dominadas por um sistema de reprodução, que sempre favorecerá um mesmo sistema de ideias que transmitem-se por contágio.
Contágio na obra de Gustave Le Bon é uma das maneiras de como se forma uma multidão, o contágio de uma ideia que na multidão (essa massa irracional que segundo Le Bon age somente por meio de estímulos como um sonâmbulo) desperta sua razão de ser e agir. Gustave Le Bon afirma que "a ação inconsciente das multidões, substituindo a