As mulheres da bíblia
Nossa sociedade é repleta de piadinhas sobre sogra. Você deve conhecer algumas dessas. Quando estudamos a história de Rute, porém, vemos uma contradição com o estigma que foi criado a respeito das sogras.
Noemi, mulher do povo de Deus, viúva, era sogra de Rute. Um dos mais belos exemplos de fidelidade e amor entre seres humanos, que encontro na Bíblia está relatado em Rute 1:16: “[...] Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;”.
Rute era moabita e agora viúva. Ao perder seu marido, ela poderia ter voltado a seu povo e viver a vida que sempre viveu. Poderia ter voltado para sua família e se casado com pessoas que pertencessem ao seu povo. Se olharmos com nossos olhos hoje, não seria mais cômodo voltar para casa, e voltar a viver uma vida com a qual já estava acostumada?
Contudo, Rute escolhe seguir com Noemi, e não só ir com ela mas servir ao Deus que ela servia. Quão maravilhoso é quando o Deus verdadeiro é reconhecido por aqueles que estão distantes dEle como o Deus que merece toda honra, glória e adoração!
Rute é um exemplo de pessoa que mesmo criada na idolatria decide servir ao Deus de Israel quando se encontra com o povo que serve a esse Deus! “Os filhos de Israel deviam ocupar todo o território que Deus lhes indicara. Aquelas nações que haviam rejeitado a adoração e serviço ao verdadeiro Deus, deviam ser despojadas. Mas era propósito de Deus que pela revelação de Seu caráter através de Israel, fossem os homens atraídos para Si. O convite do evangelho devia ser dado a todo o mundo. Mediante o ensino do sistema de sacrifícios, Cristo devia ser erguido perante as nações, e todos que olhassem para Ele viveriam. Todo aquele que, como Raabe, a cananita, e Rute, a moabita, tornassem da idolatria para o culto ao verdadeiro Deus, deviam unir-se ao Seu povo escolhido. À medida em que o número dos israelitas