As muitas formas de comunicar-nos
Há processos de comunicação:
Superficiais e outros mais profundos;
Autênticos e inautênticos;
Os que produzem mudanças e os processos que não nos modificam.
Aprendemos e evoluímos também pela comunicação com os outros, pelas múltiplas formas de comunicação interpessoal.
AS FORMAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL SÃO:
É o processo de comunicação onde as pessoas falam e respondem, sem prestarem verdadeiramente atenção ao outro e ao que ele está dizendo.
Cada um fala de si, de seus sentimentos, idéias e necessidades, sem comunicar-se verdadeiramente. Se a necessidade de ambos for forte, a mesma se transforma num diálogo animado, mas de surdos. É importante, porque ajuda a desanuviar a tensão pessoal, a sentir-se vivo.
Não há troca, mas sim utilização do outro como interlocutor visível.
È uma interação limitada, com trocas previsíveis sobre temas socialmente definidos e com limites pré-estabelecidos, culturalmente ou pelos grupos e indivíduos. Este tipo de comunicação não revela o eu profundo, a não ser no assunto específico. Não são interações profundas, mas esse contato é fundamental para muitos, carentes de outras formas de comunicação mais rica.
É uma troca ou interação dentro de um sistema fechado, onde se expressam relações de poder, de dominação. É uma troca desigual, onde um fala e o outro assente. Baseada no poder econômico, político, intelectual ou religioso. Há a interação autoritária implícita que é mais difícil de perceber, vem camuflada de roupagem participativa, que convida para a